BIOGRAFIAS
Prof. Célio Bermann
Doutor em Engenharia Mecânica, Mestre em Engenharia de Produção e Arquiteto Urbanista. Professor Associado III do IEE-USP. Orientador credenciado no Programa de Pós-Gradução em Energia e no Programa de Ciência Ambiental do IEE-USP. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Governança de Energia (GPGE). Pesquisador sênior em planejamento energético.
Dr. Andrea Lampis
Ph.D. e mestre em Política Social pela London School of Economics and Political Science, PD pelo Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (CEBRAP) e bolsista de PD FAPESP (bolsa de pesquisa FAPESP 2018 / 17626-3) no Instituto de Energia e Meio Ambiente da Universidade de São Paulo. Pesquisa atual 'Governança da Energia no Contexto da Macrometrópole Paulista', com ênfase na justiça energética e na democratização da governança energética. Atualmente, vem realizando pesquisa de campo sobre 'Uma Etnografia do Espaço da Energia', na Vila Nova Esperança em São Paulo.
Alana Tavóra Rodrigues
Graduanda em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP). Bolsista de iniciação científica pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) desenvolvendo o projeto intitulado “Caracterização dos sistemas de tratamento de esgoto dos municípios da Macrometrópole Paulista e proposição de medidas para a redução do consumo energético destes sistemas”.
Alexandre Igari
Dcente, pesquisador e orientador no Programa de Pós-Graduação em Sustentabilidade (PPgSus) e no bacharelado em Gestão Ambiental da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP) . Possui doutorado em Ecologia pelo Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (IB-USP), titulou-se em Ciências Biológicas pelo IB-USP em 2005, e em Administração de Empresas pela FEA-USP em 1995. Os principais interesses de pesquisa direcionam-se à mudança do uso das terras rurais e aos processos de mudança institucional (normas e regras) sob as perspectivas teóricas da Economia Ecológica e da Governança dos Comuns.
Arthur Mendonça Quinhones Siqueira
Engenheiro Eletricista pela UFSC, especialista em gestão ambiental e mestrando em análise e planejamento no IEE/USP. Possui 14 anos de experiência no desenvolvimento de projetos, análise e planejamento energético. Comercialmente, atua no setor de energia com consultorias estratégicas, regulatórias e financeiras para gestão e comercialização de eletricidade. Academicamente, pesquisa a governança energética e a geração distribuída compartilhada sob as perspectivas econômica, política e regulatória.
Erika Michely Levi
Engenheira Eletricista pela PUCPR, Especializada em Engenharia da Qualidade pela Universidade Positivo e Mestrado em Tecnologia da Saúde pela PUCPR. Experiência como professora na UTFPR nas áreas de coordenação de estágios em Engenharia e chefia no Departamento de Projetos e Obras em Eletricidade. Projeto de pesquisa com o tema Eficiência e pobreza energética: estudo em comunidades de baixa renda na cidade de São Paulo.
João Marcos Mott Pavanelli
Bacharel em Marketing, Mestre e Doutorando em Sustentabilidade pela Universidade de São Paulo, com pesquisa que aprofunda teorias institucionalistas, de correntes econômicas e sociológicas, e apresenta um framework sincrético capaz de explicar, através de trajetórias históricas, os principais motivos para transições energéticas de longo e curto prazo. Visiting Scholar pela Universidade de Yale, por meio da bolsa Fox International Fellowship do MacMillan Center (turma 2020-21). 12 anos de experiência profissional em consultoria estratégica de marketing.
João Tadeu Alves dos Santos
Mestre em Energia, com ênfase em Análise e Planejamento Energético pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Possui uma extensa carreira no setor de energia, focando no desenvolvimento de soluções de hardware e software para diversos desafios e empresas. Atualmente, trabalha com projetos de Pesquisa e Desenvolvimento no setor Elétrico e Óleo; Gás no ICT SiDi, localizado em Campinas. Suas áreas de pesquisa compreendem aplicações de tecnologias emergentes (IoT, Data Science, Machine Learning e Blockchain) no setor de Energia, Smart City e Economia Circular. Líder do cluster 2.
Dra. Lira Luz Benites Lázaro
Doutorado no Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais CST-INPE e no Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina da Universidade de São Paulo-USP-PROLAM. Visiting Researcher at the Durham Energy Institute and the Department of Anthropology of the University of Durham. Pós-Doutorado no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo, IEE-USP e na Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Saúde Ambiental da Universidade de São Paulo-USP. Bacharela em Direito e Ciências Sociais. Desenvolve pesquisas sobre as dimensões política e social da mudança climática, respostas dos atores sociais frente à mudança climática, responsabilidade social empresarial, análise de políticas públicas, políticas energéticas, segurança do nexo água-energia-alimentos, governança e os processos participativos.
Dra. Mariana Nunes de Moura Souza
Pesquisadora pós doc do SOU_Ciência, na UNIFESP, doutora e mestre em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Energia do Instituto de Energia e Ambiente da USP, bacharela em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Bela Artes de São Paulo. Foco acadêmico atual em políticas de promoção ao desenvolvimento científico e tecnológico e divulgação científica, com experiência nas áreas de Energia, Meio Ambiente, Economia Internacional, Desenvolvimento e Mudanças Climáticas.
Raiana Schirmer Soares
Engenheira em Energia e doutoranda e mestre em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo. Atualmente, atua como consultora externa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) com pesquisas na área de pobreza energética. Seus temas de pesquisa são a pobreza e a vulnerabilidade energética, a descentralização do sistema energético, as geografias da energia e as energias renováveis. Pertence ao Grupo de Trabalho (GT) Energía y Desarrollo Sustentable do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO) e ao Grupo de Trabalho (G4) "A questão da energia na macrometrópole", no qual lidera o cluster de Energias Renováveis.
Dra. Raíssa Moreira Lima Mendes Musarra
Pesquisadora em nível de pós-doutoramento do Programa de Pós Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM), vinculado ao Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP), na linha Governança, Impacto e Modelagem Socioambiental. Advogada e Pesquisadora da Escola Superior de Advocacia da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional São Paulo (ESAOAB/SP). Pós-graduada em Direito Público pela Universidade Gama Filho - RJ (2009). Mestre em Ciências Sociais (Sociologia e Antropologia) pelo Programa de Pós-Graduação de Ciências Sociais PPGCSoc-UFMA (2011) e Doutora em Ciências Sociais - Sociologia pelo programa de Ciências Sociais da Universidade Federal do Pará - PPGCS-UFPA com estágio doutoral na Universidade de Paris, Villetaneuse - Paris XIII no Departamento "Sociologie/Droit".
Renata Hamilton Ruiz
Doutoranda do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP). Formada em Engenharia Ambiental e Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/UFRJ. Seu foco de pesquisa é o processo de implementação de smart grids na Macrometrópole Paulista.
Rodrigo Mota Rodi
Graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e mestrando em Energia pelo Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP). O tema de sua pesquisa é a política pública de ampliação do mercado livre de energia elétrica. É bolsista do Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) em projeto de Pesquisa e Desenvolvimento ANEEL com foco em sistemas de Geração Distribuída.
Sigrid de Aquino Neiva
Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), Engenheira de Segurança do Trabalho pela Universidade Estácio de Sá, mestra em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Atualmente, é doutoranda em Energia no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP) e lidera o cluster 3. A sua pesquisa tem enfoque nas questões de pobreza e justiça energéticas e como elas se relacionam com as teorias de gênero e políticas feministas.
Silvia Sayuri Mandai
Bacharela e Licenciada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP) da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciências (ênfase em Sustentabilidade) pela Escola de Artes, Ciências e Humanidades (EACH) da USP. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Ambiental (PROCAM) do Instituto de Energia e Ambiente (IEE) da Universidade de São Paulo (USP), analisando os impactos cumulativos de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) e Usinas Hidrelétricas (UHEs) na região amazônica.
Sonia Maria Gaspar Lontro Hermsdorff
Doutoranda do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE/USP). Sua pesquisa atual tem foco na questão da energia na Macrometrópole Paulista, com ênfase em políticas públicas voltadas à geração distribuída em municípios com alto consumo residencial.